Mascote    

Popeye

 

Em sua centenária história o primeiro mascote do Flamengo foi o Popeye. O personagem foi criado na década de 20 pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar e em 40 foi adotado como mascote do clube. Na época os jornais esportivos resolveram criar personagens para histórias em quadrinhos durante o Campeonato Carioca do ano de 1942, onde cada um dos grandes clubes do Rio de Janeiro seria representado por um personagem escolhido pelo cartunista argentino Lorenzo Molas. O Botafogo era representado pelo Pato Donald, o Fluminense por uma figura elegante com uma grande cartola, o Vasco pela figura de um almirante gordo e bigodudo e o Flamengo teve escolhido como o seu mascote o marinheiro Popeye. O Popeye representava a força e a valentia com que o Flamengo conseguia reverter situações quase que impossíveis, além é claro da óbvia ligação com o mar, que ambos possuem. Esse mascote acabou não ficando muito popular entre os torcedores do clube e com o tempo acabou sendo deixado de lado. No final da década de 60 o Urubu ficou popular entre os torcedores rubro-negros e passou a ser o principal mascote do Flamengo permanecendo assim até os dias de hoje. Em 2009 o clube começou uma campanha pro popeye voltar a ter destaque como um mascote do clube.

Urubu                 

                                  

O Urubu: Em 1969, o urubu surge como símbolo oficial do Flamengo.
A ave aparece em campo com uma bandeira do clube no pescoço como parte das provocações das torcidas adversárias, pouco antes do início de Flamengo x Botafogo, onde o Flamengo vence, quebrando um tabu de vitórias contra o Botafogo que durava desde 29 de julho de 1967 (9 jogos). O mascote foi estilizado pelo cartunista Henfil, do Jornal do Sports. A troca foi realizada principalmente pelo Popeye ser um herói americano, porém nunca deixou de ser lembrado.  

Uruba e Urubinha

 

 

Uruba e Urubinha são os dois mascotes do Flamengo. Pai e filho, os dois são urubus, e seu site possui diversos jogos interativos principalmente para crianças. Uruba e Urubinha estreiaram no Maracanã no jogo Flamengo e Internacional no dia 25 de maio de 2008 no Campeonato Brasileiro 2008 e a partir de então estão presentes em diversos jogos e eventos do Flamengo.